A Copa do Mundo 2018 está chegando e todos os olhares estão voltados para a Rússia, onde as melhores seleções do mundo se encontrarão para disputar o troféu mais cobiçado do futebol. Com a definição dos grupos, começam as especulações sobre qual equipe sairá vencedora, e neste artigo vamos analisar as principais candidatas ao título.

Grupo A: Rússia, Arábia Saudita, Egito e Uruguai

O Grupo A tem como cabeça de chave a seleção da casa, a Rússia, que buscará a classificação diante de equipes que teoricamente são mais fracas. A briga pelas outras vagas deverá ser mais acirrada entre Uruguai e Egito, duas seleções com boas chances de avançar às oitavas de final. Arábia Saudita é a equipe mais fraca do grupo e dificilmente passará para a próxima fase.

Grupo B: Portugal, Espanha, Marrocos e Irã

Um dos grupos mais equilibrados desta edição da Copa do Mundo, o Grupo B apresenta duas equipes fortes, Portugal e Espanha, que deverão disputar a liderança da chave. A seleção portuguesa, liderada por Cristiano Ronaldo, vem embalada pela conquista da Eurocopa em 2016 e deve passar às oitavas com certa tranquilidade. Já a Espanha, bicampeã mundial, tem um elenco renovado e entra nesta edição da Copa com mais cautela. Marrocos e Irã deverão brigar pela terceira posição do grupo.

Grupo C: França, Austrália, Peru e Dinamarca

O Grupo C tem uma das favoritas ao título: a França. Com um elenco muito talentoso e experiente, a equipe francesa deverá passar às oitavas como primeira colocada da chave. A disputa pela segunda vaga deverá ser mais equilibrada entre Austrália, Peru e Dinamarca, sendo que a seleção peruana é a que chega com mais moral após mais de três décadas sem participar de uma Copa do Mundo.

Grupo D: Argentina, Islândia, Croácia e Nigéria

A Argentina entra nesta edição da Copa do Mundo como uma das favoritas ao título, tendo Lionel Messi como principal referência. Porém, a equipe vem apresentando algumas fragilidades nos últimos jogos e terá adversários difíceis no Grupo D. A Croácia, com um elenco experiente e talentoso, apresenta um futebol envolvente e pode brigar pelo primeiro lugar da chave. Já a Nigéria, seleção africana mais tradicional, e a Islândia, estreante em Copas do Mundo, deverão brigar pela terceira posição.

Grupo E: Brasil, Suíça, Costa Rica e Sérvia

O Brasil entra nesta edição da Copa do Mundo com um favoritismo natural, tendo em vista a campanha nas Eliminatórias e o desempenho da equipe nos últimos amistosos. Com um elenco fortíssimo e um treinador experiente, a seleção brasileira terá adversários teoricamente mais fracos no Grupo E: Suíça, Costa Rica e Sérvia. A equipe suíça, com um futebol organizado e coletivo, deverá brigar pela segunda posição da chave com a Costa Rica, que fez uma boa campanha na Copa do Mundo de 2014.

Grupo F: Alemanha, México, Suécia e Coreia do Sul

A atual campeã mundial, Alemanha, é a principal candidata ao título nesta edição da Copa do Mundo. Com um elenco renovado e com muitas opções de qualidade, a equipe alemã deverá passar às oitavas com facilidade. A disputa pela segunda vaga deverá ser mais acirrada entre México, Suécia e Coreia do Sul. O México, com um futebol vibrante e ofensivo, vem apresentando bons resultados nos últimos jogos e pode surpreender.

Grupo G: Bélgica, Panamá, Tunísia e Inglaterra

O Grupo G apresenta uma das equipes favoritas ao título: a Bélgica. Com um elenco repleto de craques, a equipe belga vem apresentando um futebol envolvente e pode brigar pelo primeiro lugar da chave. A Inglaterra, com um elenco jovem e talentoso, tem potencial para avançar às oitavas, assim como a Tunísia. Já o Panamá, seleção estreante em Copas do Mundo, dificilmente deverá apresentar dificuldades aos adversários.

Grupo H: Polônia, Senegal, Colômbia e Japão

O Grupo H apresenta equipes com estilos de jogo diferentes, o que deverá tornar a classificação mais imprevisível. A Polônia, liderada pelo artilheiro Lewandowski, deverá brigar pela primeira posição da chave com a Colômbia, equipe talentosa e que apresenta um futebol envolvente. O Senegal, com uma defesa sólida e um ataque veloz, pode surpreender. Já o Japão, apesar dos bons resultados nas Eliminatórias, deverá brigar pela última posição do grupo.

Conclusão

Após a análise dos grupos da Copa do Mundo 2018, é possível identificar as principais candidatas ao título: Brasil, Alemanha, Espanha, França, Argentina e Portugal. Porém, o futebol é uma caixinha de surpresas e equipes consideradas mais fracas podem surpreender. O que resta é acompanhar de perto a competição e torcer pela sua seleção favorita!